Adm. Giovanni Sangiovani

segunda-feira, 1 de abril de 2013

REDES SOCIAIS - UTILIZE COM MODERAÇÃO




A utilização das redes sociais como Facebook, twitter , Linkediin e outras redes, alguns especialistas dizem que as pessoas que ficam conectados por muitas horas nas redes sociais, durante o trabalho, não sabem que podem estar prejudicando o seu futuro profissional.

No cotidiano desses profissionais a grande maioria acessa diariamente essas redes e que em minha opinião é normal. O que tem de ser ponderado é a quantidade de horas que esses profissionais passam conectados às redes durante o horário de trabalho.

Pesquisa realizada pela Page Talent aponta que 46% dos profissionais entrevistados, checa as redes sociais durante o horário de trabalho. E 42% desse mesmo público passam ao menos uma hora por dia ligado nas redes durante o expediente.

Neste sentido, a produtividade desse profissional, que é um quesito muito utilizado em avaliações de desempenho pode ser prejudicial a sua carreira profissional. Claro que não é somente este quesito existe outros como: falta de autonomia, de conhecimento, de habilidade etc.

Por outro lado as redes sociais são benéficas podendo ser uma aliada na ambiência profissional. Conectada a ela, pode-se relacionar com pessoas -chaves de  seu negócio, de ser manter informado sobres as empresas do mesmo ramo de atuação, do seu concorrente e assim por diante.

Se tiver que acessar redes sociais no seu horário de trabalho, faça isso com inteligência para não prejudicar sua produtividade. A saber algumas dicas.

O que não é legal fazer na rede:

Falar mal da empresa ou dos colegas/ chefes.
Divulgar informações confidenciais como faturamento, clientes etc.
Expor os concorrentes.
Postar fotos internas (festas, confraternizações).
Publicar comentários pejorativos.
Tornar público conteúdo muito pessoal.

Boas dicas para não fazer feio:

 Utilizar a rede para estratégia de Marketing.
 Ampliar a rede de relacionamento.
 Receber comentários ou elogios de pessoas antenadas (avalie notícias de mercado, acontecimentos no mundo etc.).
 Utilizar as redes como ferramenta de pesquisa sobre as empresas.
 Participar ativamente de grupos de interesse/ área de formação / grupos de trabalho.
 Ser referência em algum assunto / tema. 

Fonte: blog.vagas.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário