A palavra comprometimento é praticamente
comunicada todos os dias nas organizações pelos gerentes, supervisores, coordenadores,
diretores e outros, quando enfatizam para seus funcionários a importância de
vestir a “camisa da empresa”. Parece fácil solicitar a alguém tal comprometimento,
mas, existem variáveis que interferem diretamente para que esse comportamento
seja efetivo.
Um estudo sobre A força de Trabalho,
realizado pela Tower Waston, mostra que 28% dos profissionais brasileiros estão
altamente comprometidos no trabalho. Entre os demais, 30% estão
descomprometidos, 26% se sentem sem suporte por parte das empresas e 16% estão
desvinculados de suas companhias.
Neste sentido, as seguir, resumi os
comentários do diretor de educação da Associação Brasileira de Recursos
Humanos, Luiz Edmundo Rosa, publicado na revista Liderança Digital, sobre os
fatores que influenciam o comprometimento de um profissional. A saber.
Segundo o diretor as condições de
comprometimento são complexas e não está somente na relação líder e liderado. Por
isso as empresas tem dificuldade de formar equipes comprometidas. A grande
questão é: como vou trabalhar para obter comprometimento em uma empresa se a
proposta da empresa não atende aos valores da pessoa. Comprometimento é quando
você toca no coração das pessoas. É um atributo das pessoas. Um exemplo são as escolas
de samba – todos estão comprometidos para o sucesso da escola. É o lema um por
todos e todos por um.
Luiz Edmundo cita três fatores que
contribuem para o comprometimento de um profissional. A saber:
1- A adequação dos valores e cultura
da empresa, aos sonhos do colaborador. Os colaboradores que não sentem essa
adequação questionam: que prazer eu tenho de trabalhar na empresa se ela trata
mal os clientes e os funcionários?
2 - Como o líder me trata? Como
estou sendo aproveitado? Como o meu líder está trabalhando minhas dificuldades?
Quais as minhas chances de erro? A cultura da empresa é fundamental no comprometimento.
3 - A relação líder e liderado. O
líder consegue resolver os problemas? Muitas vezes o problema não é do líder,
mas da empresa que não tem colaboradores alinhados com seus valores e cultura.
Na sequência o entrevistado comentou
que é muito difícil mensurar o comprometimento por níveis porque é preciso
conciliar o desejo e o resultado. Muitas vezes as pessoas estão comprometidas com
a ideia e não com a ação e o resultado final. Porém, conclui dizendo que o comprometimento e o alto desempenho só existe quando a
pessoa possui qualificação técnica,
competência para alto desempenho. Você mensura o comprometimento pela evolução
e não pelo resultado final. É muito difícil ter alto desempenho sem comprometimento,
mas é possível ter comprometimento sem alto desempenho.
Não obstante, o diretor salientou
que, para manter talentos de alto desempenho é preciso que a empresa ofereça desafios
constantes. Este profissional está preparado para um desafio cada vez maior,
tendo a chance de aprender coisas novas e mostrar valor. Disse também que o
talento comprometido espera da empresa onde ele atua reciprocidade, respeito,
reconhecimento, confiança, oportunidade para fazer algo a mais, diferente.
Por fim, Rosa comentou que uma
organização para conquistar o comprometimento de uma equipe e eliminar a frustração
corporativa, é necessária criar um propósito para a equipe. Muitas vezes você
vê um time de futebol que não está legal. O líder (técnico) é quem constrói a
visão, mostra como fazer. O senso de propósito é o líder quem dá para que a
equipe, que pode transformar a visão em algo a mais. É o líder que passa que
todos estão no mesmo barco e que podem avançar e melhorar juntos.
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