Adm. Giovanni Sangiovani

segunda-feira, 25 de março de 2013

VOCABULÁRIO ADEQUADO E AMPLO EM VENDAS

O profissional em vendas precisa possuir um  vocabulário amplo e adequado. Utilizar frases, expressões e/ou palavras tem que ser na medida certa pois, a precisão vocabular e os termos específicos tornarão o seu argumento claro e informativo, evitando o impressionismo e a generalização.

Neste sentido, algumas dicas para melhorar nosso vocabulário e aspectos que devem ser evitados. A saber:

Use sempre:

1 - Frases no presente -  Ex: eu quero..., eu desejo..., eu posso...etc.

2 - Frases de empatia - Ex: entendo como se sente...,se eu estivesse em seu lugar...,estou aberto para ouvir sua opinião...,eu não estou aqui só para vender etc.

3 - Expressões que transmitam confiança - Ex: tenho certeza...,acredito que...,sei que..., posso  afirmar etc.

4 - Palavras positivas - Ex: ganhar, melhor, elevar, crescer, benefício, ótimo, aumentar, rentabilidade, tranquilidade, lucro etc.

5 - Palavras expressivas - Ex: impecável, excepcional, delicioso etc.

6 - Palavras dinâmicas - Ex: potência, desempenho, avanço, solidez etc.

7 - Palavras mais persuasivas - Ex: bom, dinheiro, saúde , provado, novo, economia, gratís, bonificação, melhor, oferta etc.

Evite sempre:

1 - Gíria - Ex: tá legal!, Oi, cara!, Tá Limpo!, Beleza pura!, Meu irmão! etc.

2 - Expressões repetitivas e pausa - Ex: tá,tá, tá bom, hã? ahmm!, hum etc.

3 - Palavras negativas - Ex: problema, receio, talvez, não é verdade, não posso, tá difícil, nunca , custo , prejuízo etc.

4 - Expressões dúbias - Ex: eu acho que..., poder ser que..., ceio que..., talvez... etc.

5 -  Expressões que desvalorizam o produto - Ex: barato, não é caro, muito barato etc.

6 - Intimidade - meu bem , querido, benzinho, amorzinho, gatinha etc. 

7 - Expressões condicionais - Ex: faria, poderia, se o você quiser..., se você gostar etc.

Se você puder contribuir com outros exemplos insira o seu comentário. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário