Adm. Giovanni Sangiovani

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FAÇA A "RÁDIO-PEÃO" TOCAR A FAVOR DA SUA EMPRESA.

Para desmotivar uma equipe, a produtividade cair de uma hora para outra, manchar sua imagem na ambiência da empresa e até mesmo fora dela, basta um funcionário mal intencionado soltar uma fofoca e/ou uma falha interna de comunicação da empresa e pronto, entra em ação, a famosa rádio-peão, comum em qualquer organização independente do seu porte e negócio.

Quando a fofoca surge pela má comunicação interna da empresa com seus funcionários, é preciso a curto prazo resolver o problema melhorando a estratégia de comunicação.

Dica:

Estabelecer um diálogo claro e objetivo com os funcionários, evidenciar o que se espera dele, mostrar e divulgar a missão, a visão e os valores da organização são os primeiros passos e muito importante.

Não obstante, a linguagem para ficar bem evidente, sem ruídos, deve ser bem simples, sem o uso de termos técnicos dependendo do público. Assim, fica mais compreensível e a interpretação mais limpa. Outra coisa, a informação tem que ser passada de forma agradável. 

Outro detalhe, a rádio-peão sempre possui um locutor(funcionário) informal. É uma pessoa que normalmente trabalha a mais tempo na empresa, possui contato com o alto escalão e/ou tem muita credibilidade para ter acesso em lugares reservados como sala de reuniões e até mesmo na sala da diretoria e com detalhe, muitas das vezes, entra e sair destas salas sem pedir permissão. 

Existem setores nas empresas onde esses locutores  normalmente aparecem. Pela minha vivência dentro das empresas, esses locutores surgem no departamento pessoal, no departamento de serviços internos e departamento administrativo/ financeiro.

Esse locutor tem um perfil de curioso, desmotivado, desvalorizado na sua função. Neste sentido, para ver o "circo pegar fogo" ouve e interpreta conversas do institucional e tático  de forma inadequada e passa a diante para outros funcionários pois, sempre que escuta "tal conversa" é por a caso e pelas metade. 

Dicas:

1- O empresário identificar esse locutor. Após identificação, se for interessante, ele passa a fazer parte das reuniões como representante e responder pela equipe. A ideia é torná-lo um líder formal, valorizá-lo e motivá-lo a  influenciar a equipe de forma positiva . Um detalhe, assuntos estratégicos não pode ser tratado na frente dele pois, pode vazar informações.

2- Caso contrário, após identificação, se não for interessante para a empresa, peça a ele passar no departamento de pessoal para assinar a demissão.

Outra medida importante é o mural  informativo da empresa e também no site da empresa. Este espaço pode ser aproveitado com informações corriqueiras, como ações ou programas realizados pela empresa. Informações mais complexas deverão ser passadas diretamente à equipe.

Na minha vivência, como gestor de equipe,  uma forma eficiente para reduzir os ruídos na comunicação é realizar reuniões periódicas com os funcionários. Esse espaço é importante para que os funcionários tirem suas dúvidas, transmitam seus anseios e necessidades. Essas reuniões são para tratar de assuntos do coletivo. Assuntos individuais devem ser tratados em reserva com o funcionário. 

Estas dicas possivelmente minimizarão a audiência da rádio-peão, porém, está ferramenta, na minha opinião, dificilmente sairá do ar da ambiência das empresas.

PRONTO FALEI! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário