É engraçada a afirmação dita por um cooperado que assumiu um cargo no alto escalão de uma cooperativa recentemente. Mais um falando e espantado com o tamanho da organização.
Quem está de fora e muitos que estão dentro do processo não conseguem enxergar o contexto organizacional, social e sistêmico da empresa.
Neste caso, não deveria ser assim, pois, os mecanismos de comunicação que a empresa possui à sua disposição que são: as assembleias, os comitês de representação, os informativos internos como, mural, jornal e canal virtual, são instrumentos que mostra a dimensão da empresa, que escuta o cliente e faz a integração para que todos possam entender o processo organizacional, sistêmico e social, valorizando a gestão da informação que reduz a assimetria de informações entre a organização, os membros associados e clientes.
Porém, se essas comunicações que são direcionadas aos associados e clientes pelos dirigentes forem muito limitadas, eles tenderão a ignorar até que ponto os dirigentes realmente visam ou não a promoção econômica e social da empresa, abrindo os canais para o receio e a desconfiança, diminuindo o grau de adesão.
A assimetria de informação é isso, descreve o fenômeno segundo o qual alguns integrantes têm mais informação do que outros, criando um cenário incerto e inseguro.
Diante disso, levando em consideração as ferramentas de comunicação existentes a onde está o problema deste grupo empresarial?
São os líderes que não consegue passar estas informações? E quando passam, é no sentido de atingirem benefícios próprios?
Ou então, nas reuniões a participação é da minoria dos associados?
Ou então, as informações não são passadas na sua essência?
Ou se passadas mesmo assim, os opositores insistem em não reconhecer o trabalho realizado pela empresa?
Ou então, as necessidades, anseios e os desejos e/ou os valores na visão dos clientes não são atendidos?
Em relação aos consumidores terceiros, que informações eles possuem?
Uma coisa é certa: as pessoas sempre terão desejos e necessidades e irão procurar satisfazê-los. Portanto, que elas o façam com está organização e sempre. Mas, para que isso aconteça, a empresa precisa mudar sua postura, para entregar variáveis de valor – sempre do ponto de vista do seu público alvo.
É preciso se perguntar todo dia: Por que determinado cliente compra da minha empresa e não compra de meus concorrentes? O que leva o cliente a entrar na minha loja, instalações e buscar determinados produtos ou serviços? Quais são as principais variáveis que o faz comprar da minha empresa?
Por fim, os líderes que iram reger a organização no próximo pleito, necessitarão focar uma área muito séria e estratégica dentro das empresas de elevado sucesso - a gestão de marketing e pessoas, onde, priorizar agregação de valor aos seus produtos e serviços na visão do cliente será o grande desafio; ter como prioridade a fascinação por pessoas e não somente desejar, com paixão, servir aos interesses delas; sentir que o cliente é mais importante do que o produto ou serviço, dirigindo para os interesses de longo prazo dos mesmos e principalmente, ter prazer em pesquisar as necessidades e atitudes dos clientes; sendo capaz de pensar criativamente; buscando um estudo e treinamento vigoroso em comportamento do consumidor, gestão de pessoas e teoria da decisão possivelmente, a assimetria de informação reduzirá a níveis satisfatórios.
"PRONTO FALEI!"
Quem está de fora e muitos que estão dentro do processo não conseguem enxergar o contexto organizacional, social e sistêmico da empresa.
Neste caso, não deveria ser assim, pois, os mecanismos de comunicação que a empresa possui à sua disposição que são: as assembleias, os comitês de representação, os informativos internos como, mural, jornal e canal virtual, são instrumentos que mostra a dimensão da empresa, que escuta o cliente e faz a integração para que todos possam entender o processo organizacional, sistêmico e social, valorizando a gestão da informação que reduz a assimetria de informações entre a organização, os membros associados e clientes.
Porém, se essas comunicações que são direcionadas aos associados e clientes pelos dirigentes forem muito limitadas, eles tenderão a ignorar até que ponto os dirigentes realmente visam ou não a promoção econômica e social da empresa, abrindo os canais para o receio e a desconfiança, diminuindo o grau de adesão.
A assimetria de informação é isso, descreve o fenômeno segundo o qual alguns integrantes têm mais informação do que outros, criando um cenário incerto e inseguro.
Diante disso, levando em consideração as ferramentas de comunicação existentes a onde está o problema deste grupo empresarial?
São os líderes que não consegue passar estas informações? E quando passam, é no sentido de atingirem benefícios próprios?
Ou então, nas reuniões a participação é da minoria dos associados?
Ou então, as informações não são passadas na sua essência?
Ou se passadas mesmo assim, os opositores insistem em não reconhecer o trabalho realizado pela empresa?
Ou então, as necessidades, anseios e os desejos e/ou os valores na visão dos clientes não são atendidos?
Em relação aos consumidores terceiros, que informações eles possuem?
Uma coisa é certa: as pessoas sempre terão desejos e necessidades e irão procurar satisfazê-los. Portanto, que elas o façam com está organização e sempre. Mas, para que isso aconteça, a empresa precisa mudar sua postura, para entregar variáveis de valor – sempre do ponto de vista do seu público alvo.
É preciso se perguntar todo dia: Por que determinado cliente compra da minha empresa e não compra de meus concorrentes? O que leva o cliente a entrar na minha loja, instalações e buscar determinados produtos ou serviços? Quais são as principais variáveis que o faz comprar da minha empresa?
Por fim, os líderes que iram reger a organização no próximo pleito, necessitarão focar uma área muito séria e estratégica dentro das empresas de elevado sucesso - a gestão de marketing e pessoas, onde, priorizar agregação de valor aos seus produtos e serviços na visão do cliente será o grande desafio; ter como prioridade a fascinação por pessoas e não somente desejar, com paixão, servir aos interesses delas; sentir que o cliente é mais importante do que o produto ou serviço, dirigindo para os interesses de longo prazo dos mesmos e principalmente, ter prazer em pesquisar as necessidades e atitudes dos clientes; sendo capaz de pensar criativamente; buscando um estudo e treinamento vigoroso em comportamento do consumidor, gestão de pessoas e teoria da decisão possivelmente, a assimetria de informação reduzirá a níveis satisfatórios.
"PRONTO FALEI!"
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