Adm. Giovanni Sangiovani

quinta-feira, 9 de maio de 2013

VOCÊ TEM A FUNÇÃO GERENCIAL ? ENTÃO, SEJA UM AGENTE DE MUDANÇA NA SUA EMPRESA.



Quando falo de gerente, refiro-me a um profissional com um conjunto de valores desempenhando um papel específico. O gerente parece ser um especialista e ao mesmo tempo um generalista. A função gerencial tática é  uma ponte entre o institucional e o operacional de uma organização.

O gerente pode ser entendido como um profissional com uma visão generalista abrangente e suficiente para levá-lo a compreender as implicações e correlações decorrentes dos processos especializados sob sua responsabilidade.

Numa ambiência onde as mutações e as exigências se torna o pensar estratégico cada vez mais importante, o gerente tem que ser capaz de olhar de fora seu negócio imediato, até para defendê-lo das ameaças, assim como identificar novas oportunidades e, a partir daí, mobilizar as fraquezas da sua empresa. 

Para tanto, a interdisciplinaridade é fundamental para que o gerente consiga adquirir conhecimento específico para o seu negócio. Ficar ligado nos aspectos políticos, econômicos, culturais, tecnológicos, as tendências de bens e serviços relacionados ao seu negócio formam um conjunto de informações essenciais para a sobrevivência da sua empregabilidade na função gerencial e de qualquer empresa. 

Não obstante, tornar-se um gerente agenciador de mudanças em uma empresa, precisa de alguns pré-requisitos que facilitara as mudanças necessárias. Tais como: vivência na atividade, habilidade no trato com assuntos novos, desprendimento, capacidade de organizar a equipe, capacidade de delegar, criativo, inovador, assumir riscos moderados e tantos outros. O gerente como agente de mudança considero-o um intraempreendedor.

Todo agente de mudança dentro de uma empresa estará sempre lidando com pessoas. Toda mudança a princípio gera insatisfação, medo, ansiedade. Neste momento que antecede as mudanças, o gerente precisa ter o bom senso e preparar as pessoas para realização das mesmas pois,dentro do negócio, o papel do gerente é buscar atingir as metas necessárias à sobrevivência das pessoas que dependem do resultado do seu trabalho.

Normalmente as mudanças acontecem para melhoria e do desenvolvimento de novos produtos e novos processos. O gerente é responsável pela vida da empresa. O único caminho seguro para promover a sobrevivência de uma empresa é cultivar uma equipe de elevada habilidade ou seja, promover o crescimento do ser humano. Este é uns dos papeis fundamentais do gerente agente de mudança. 

Neste sentido, o gerente antes de tudo tem que conscientizar-se de que, o gerente não é melhor que os trabalhadores como ser humano. Ele apenas tem um papel diferente. O papel do gerente como agente de mudança é introduzir o conhecimento e a habilidade numa empresa com educação e treinamentos contínuos.

Um outro ponto importantíssimo do gerente agenciador de mudança é a motivação. A base da motivação é a confiança (amizade, apoio, estabilidade). O ser humano só cresce quando recebe um desafio superior a sua capacidade atual. O agente de mudança como aliado ao desafio gera vitória, que concretiza o aprendizado e a autoconfiança.

Enfim, o papel do gerente com agente de mudança é fazer que um conjunto de pessoas em uma empresa se una, para processar energia, materiais e conhecimento e assim produzir produtos para satisfazer os anseios e as  necessidades dos clientes.

Você se considera um gerente agenciador de mudanças na sua empresa?

Por Giovanni Sangiovani

Um comentário:

  1. Interessante seus comentários. Concordo plenamente que o gerente é um agenciador de mudanças em uma empresa. Nem sempre compreendido em função das resistências enraizadas na cultura organizacional, porém essencial para demonstrar o melhor caminho para a equipe. Diria que depende muito de como o gerente vende o seu "peixe". Me considero sim um agenciador de mudanças em minha empresa.

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